Contato: henriquecorleone2000@hotmail.com (MSN)

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Operação faz buscas no Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte, diz PM


Presos foram encaminhados ao pátio; dois agentes foram presos.
Por G1 MG, Belo Horizonte
25/05/2017 08h58  Atualizado há 2 horas

Polícia participa de operação em Ceresp, em Belo Horizonte. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (25) no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) do bairro Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte, de acordo com o Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Militar. A operação batizada de Pombal investiga a entrada de objetos ilícitos na unidade. Dois agentes penitenciários foram presos.
A ação foi realizada pela Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Controle Externo da Atividade Policial. De acordo com o Ministério Público, um dos agentes presos foi flagrado com duas armas de fogo, munição e quatro aparelhos celulares, enquanto o outro portava uma arma.
Foram realizadas vistorias em veículos de agentes estacionados na unidade e em celas de duas galerias. Porção de 100 gramas de substância semelhante à maconha, um aparelho celular e alguns objetos perfuro-cortantes foram apreendidos, segundo a promotoria.
Os detentos foram encaminhados ao pátio, onde permaneceram sem camisa, assentados no chão e enfileirados. Cerca de 300 policiais atuaram na unidade prisional e entorno, segundo a Polícia Militar.
O Sindicato dos Agentes Penitenciários questionou a ação, afirmando que os policiais ocuparam o local desde o início da manhã, de forma invasiva e truculenta, retiraram os servidores do prédio, revistaram seus pertences e carros, e recolheram as armas dos agentes junto com o registro e carteira. A entidade enviou representantes ao Ceresp.
Em nota, a Secretaria de Administração Prisional (Seap) informou que a operação começou com uma investigação do próprio Ministério Público. A entrada dos promotores e da Polícia Militar "se deu em cumprimento à ordem judicial expedida pela Vara Criminal de Inquéritos da Comarca de Belo Horizonte".
No âmbito da Secretaria, a operação foi acompanhada por agentes de segurança penitenciários do Comando de Operações Especiais (COPE) e do Núcleo de Correição Administrativa. Ela informou tambpem que "adotará as providências administrativas requeridas pela situação, observando-se os procedimentos legais".
A Seap não informou o número de servidores nem de agentes de segurança penitenciários da unidade e justificou razões de segurança.
Conforme relatório do Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ceresp Gameleira tem capacidade para 404 presos, mas a lotação atual é de 1.255 detentos.
Os agentes detidos foram encaminhados a Central de Flagrantes do Barreiro, e a Corregedoria da Seap acompanha a ocorrência.
Inquérito civil
O Ministério Público informou que a ação desta quinta-feira (25) decorre de inquérito aberto em 2012 para apurar as condições estruturais do Ceresp, incluindo a situação de trabalho dos agentes penitenciários. De acordo com a promotoria, falta estrutura adequada à unidade e ao trabalho dos funcionários, há casos de corrupção de agentes públicos, além de agressões e torturas na unidade prisional.
Ainda segundo o Ministério Público, os mandados foram expedidos após denúncias de que, nos últimos meses, aumentaram os casos de ingresso de objetos ilícitos na penitenciária com consentimento de agentes públicos. A promotoria afirma que há dezenas de procedimentos investigatórios criminais em trâmite.

Ceresp alvo de operação fica no bairro Gameleira, em BH. (Foto: Reprodução/TV Globo)
MAIS DO G1

CRISE POLÍTICA
HÁ 2 HORAS
'Brasil não parou e não vai parar', diz Temer após protestos em Brasília
Em vídeo nas redes sociais, presidente apontou 'exageros' em manifestação e disse que Congresso aprovou medidas importantes.

PEDIDO DE IMPEACHMENT
HÁ 5 HORAS
OAB entrega à Câmara pedido de impea

Nenhum comentário:

Postar um comentário