Contato: henriquecorleone2000@hotmail.com (MSN)

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

ONG abre inscrições para cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência


Teve início dia 8 de dezembro, as inscrições para os cursos gratuitos profissionalizantes oferecidos pelo IOS (Instituto da Oportunidade Social) para jovens e pessoas com deficiência. Há cursos em diversas modalidades, incluindo aprendizado em software da TOTVS, com foco em gestão administrativa. São mais de 1.200 vagas no total, distribuídas entre unidades em diversas regiões de São Paulo e nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Joinville (SC). As modalidades e formatos dos cursos estão condicionados à disponibilidade de cada unidade.
Além do ensino gratuito, o IOS oferece um programa de empregabilidade com atendimento personalizado. Nos últimos sete anos, a instituição ajudou mais de 5 mil alunos a conseguirem seu primeiro emprego, com isso, a renda familiar dos participantes aumenta, em média, mais de 40%.
Segundo o último Censo do IBGE, 45,6 milhões de pessoas no Brasil declararam ter algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população. Mais de 23 milhões possuem deficiência motora, visual ou auditiva classificada como deficiência parcial ou baixa, estão na faixa entre 15 a 59 anos de idade e residem na área urbana. Este grupo corresponde a 12,3% da população brasileira. Destas, mais de 6 milhões estavam desempregadas. “A missão do IOS é reduzir esta taxa de desemprego entre jovens e pessoas com deficiência, por meio da oferta de capacitação profissional gratuita interligada ao programa de empregabilidade. Com esta oportunidade, estas pessoas se tornam mais qualificadas para o mercado de trabalho, o que auxilia no processo de redução da desigualdade social”, explica Kelly Lopes, Gestora do IOS.
Entre os cursos oferecidos pelo IOS, está o curso presencial em Gestão Administrativa com ERP (TOTVS) – capacitação profissionalizante e direcionada para jovens estudantes entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou concluíram o ensino médio e pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos. O curso inclui conceitos administrativos, regras do negócio e aulas práticas no software, além de conteúdo sobre o pacote Office e matemática. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira.
Para as pessoas com pouca disponibilidade de tempo, o IOS oferece o curso para a formação em Administração de Materiais no formato semipresencial, com aulas aos sábados e complementação pela internet. O curso é focado no funcionamento dos setores de compras e estoque de uma empresa e está disponível na unidade Núcleo, situada no bairro de Santana, São Paulo.
Já as pessoas com deficiência visual total contam com o curso de Gestão de Projetos, realizado também em Santana, com conteúdo que abrange educação digital, gestão de projetos, cidadania, comportamento, empregabilidade e mercado de trabalho.
Todos os cursos são totalmente gratuitos, incluindo uniforme e material didático e têm duração de até 6 meses. As inscrições vão até 8 de fevereiro de 2017 (quarta-feira) e podem ser realizadas pelo link:http://ios.org.br/index.php/para-alunos/inscricao/ ou pessoalmente em uma das unidades do IOS. Para efetivar a inscrição basta fornecer os dados pessoais, grau de escolaridade e o telefone para contato. As aulas iniciam no mês de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário